quinta-feira, julho 13, 2006

PARAÍSO FILMES no YouTube

É por esta e por outras que adoro o YouTube: mil obrigados aos utilizadores que colocaram on line alguns episódios da PARAÍSO FILMES. Foram duas temporadas de 13 episódios cada uma, a primeira delas escrita por mim, pelo Nuno Markl, o Eduardo Madeira e o Henrique Dias, e a segunda por mim e pelo Markl, já lá vão uns bons cinco aninhos.


Nos principais papéis tínhamos o António Feio (Túlio Gonzaga / Norberto Frias) e o José Pedro Gomes (Belchior Baptista / Celso Matias), com quem eu e o Eduardo já tínhamos trabalhado na CONVERSA DA TRETA. Do elenco contavam também nomes como Dinarte Branco, Marco Horácio, Carla Salgueiro, Nuno Lopes, Manuel Marques, Carlos Curto, e Miguel Melo. A série foi realizada por Carlos Barreto, com quem eu partiria um ano mais tarde rumo à Amazónia profunda, para as filmagens do documentário CURIUA-CATU, junto com o Paulo Rosa, câmara da Paraíso.

Para além do genérico inicial, realizado pelo João Maia, com música de Manuel Faria e voz off do Nuno Markl, estão também disponíveis episódios inteiros, divididos em três partes:

Shôr Aníbal, um dos episódios que escrevi a meias com o Markl, é uma versão de HANNIBAL com elementos de SILÊNCIO DOS INOCENTES e PSYCHO. Foi um dos que mais gozo me deu, pela presença de elementos gore e ambiente próprio de um slasher-movie (a cena do chuveiro que é, ao mesmo tempo, um spot de publicidade à Banheira 2000, é um troféu que não sairá da nossa estante). É também o único episódio da série que aborda o fino tema do canibalismo. Na altura, lembro-me do orgulhosos que ficámos com o resultado da cena em que a agente Clarícia (Carla Salgueiro) fala com o shôr Aníbal (José Pedro Gomes), numa prisão que é um misto de cela de alta segurança e peep-show.

Parque Inácio (Inaice Park), episódio que calhou ter escrito sozinho, foi o primeiro da segunda temporada, e marcou a estreia na série de Nuno Lopes – ainda antes da consagração além-mar e no ALICE de Marco Martins – no papel de Sabino Pascoal, o Sandokan de Setúbal. É pena que a versão que está on line não inclua o pós-genérico, que, em jeito de making of dentro do making of fictício que PARAÍSO FILMES pretendia ser, mostrava a equipa de rodagem a fugir de um dinossauro ridículo (ou a persegui-lo, já não me lembro bem).

Ainda não tive tempo de pesquisar o YouTube convenientemente, de forma a perceber tudo o que lá está disponível da Paraíso. Mas já encontrei outros episódios on line, como Os Salteadores da Arca Frigorífica, o Agente L123, ou o primeiro, Febre de Domingo à Noite, cujas novas letras que escrevemos para as versões que o Gimba fez dos míticos temas Staying Alive e Night Fever ainda hoje sei de cor. Como o Markl já disse aqui, 'façam as vossas buscas no You Tube por "Paraiso Filmes", sem acento no i, e por "Paraíso Filmes", com o acento, porque de uma maneira aparecem umas coisas e da outra aparecem outras.'

Não me cabe dizer o que há de especial em PARAÍSO FILMES, mas senpre que alguém me pergunta “quando é que a Paraíso sai em DVD?”, cada vez que percebo que existem bastantes fãs da série (e isto apesar do fiasco de audiências, o que não é de estranhar, visto que a certa altura o programa foi atirado para as tantas da manhã), fico com a ideia que, de certa forma, cumprimos a nossa missão de fazer algo diferente de tudo o mais a que até ali se tinha assistido na televisão portuguesa. E, à medida que se torna mais evidente que, pelo menos no futuro próximo, não haverá numa grelha generalista espaço para este tipo de séries, fico com mais e mais saudades dos tempos em que estávamos a trabalhar na PARAÍSO FILMES e na empresa irmã, a Banheira 2000.

(Actualizado - 14/07, 22:23)

17 comentários:

No Pants Jimmy Jamma disse...

Tenho que ser honesto: a Paraíso Filmes é das minhas séries favoritas de todos os tempos. Eu na altura gravava os episódios todos em VHS, mas infelizmente, devido á parca qualidade tanto do gravador como das cassetes, a maior parte delas perderam-se. Ando há séculos á procura de cópias digitais minimamente decentes para fazer uns dvds caseiros com menús manhosos (o que me parece fiel ao espírito da série), mas ainda não consegui nada. E sim, sei que é pirataria, mas que se lixe, a RTP é que não mexe a peidola. Até encontrar o que quero, vai-me saber muito bem rever isto no YouTube. Obrigado pela dica.
Btw, quem escreveu o episódio Sardinha? É um dos meus favoritos... :)

Fragoso disse...

sim a minha pergunta é: Para quando o dvd? concordo com o 'No Pants Jimmy Jamma' o episodio da sardinha tambem é dos meus favoritos

Anónimo disse...

Sem dúvida uma das mais inventivas séries que já se fizeram em Portugal. Em DVD é que era...

Fred disse...

A cena que mais me fez rir na série (de que me lembre, o que não é assim tão fidedigno) é o mítico filme: 'a sardinha', em que, sempre que surge o nome do animal no filme, surge uma dobragem em pós-producção típicas dos tempos dos neandertais que diz 'sardinha'! Genial!

Maddix disse...

Pois, pra quando o DVD?

E já agora, são quantos episódios ao todo?

tiago disse...

E o mitico "Sardinha"? O melhor episodio para mim...

Filipe disse...

O "Sardinha" (também um dos meus favoritos) saíu da pena do Markl e do Henrique. E a voz que se ouve a dizer "sardinha" é do Gimba.
Quanto ao DVD - é como diz o JimmyJamma, na frase em que usa as palavras "RTP" e "peidola".

Carlos Barbosa disse...

Um excelente trabalho!!!
Na minha opinião, a melhor série de todos os tempos a nível mundial.
Brocky IV, O Bom, o Mau e o Espanhol, Sardinha e o Febre de Domingo à noite são autênticos filmes de culto!!!
Poderei eu gabar-me de ter visto todos os episódios da colecção?
Gostaria muito de obter uma resposta...

- Pirolito, o 5º passageiro
- Desaparecido em Luanda
- O bom, o mau e o espanhol
- Branca de neve e os seis indivíduos extremamente baixos
- O novíssimo testamento
- Febre de domingo à noite
- Merd-Max
- O Regresso da Vingança
- O Rabejador
- Shôr- Anibal
- O Terrorista de Évora
- O Enxertista
- Brocky IV
- O Priminho
- Super-Tuga
- Robófia
- O Agente L-123
- Inácio Parque
- Sardinha
- O Solitário do Windows- O Filme,Laura Jones e os salteadores da arca frigorífica
- O Homem que mal se vê
- T'ianica
- T.S.- O Extraterrestre


Realmente, esta colecção em DVD, numa box, seria digna de apresentar aos nossos filhos.

Miranda disse...

Quantos episódios são ao todo?

Anónimo disse...

São 26 episódios na totalidade.
Não sei é quais são os 3 que te faltam nessa lista.
Alguém nos pode ajudar?

pedro disse...

"missão improvavel" e outros 2

Filipe disse...

A lista completa dos episódios em

http://fhf.blogspot.com/2007/02/paraso-filmes-lista-dos-26-episdios.html

Nawa Photo disse...

Ainda bem que estão a repor na TV2. Só nao entendo como, mais uma vez é em horário de treta, quando merecia um horário nobre tipo BRITCOM. Outra coisa que merecia era a edição de um DVD, nem que seja edição de autor. É preciso encomendar com pré-pagamento? para onde envio o cheque de 40 euro?

Leonel

David Sucesso disse...

não se preocupem... a partir da rtp memoria ando a obter os episodios todos... depois partilharem com qualidade bastante decente ( a que a meo me deixar looool) se nao usarem mta compressão na rtp memoria.

tentarei postar aqui todos daqui a uns meses

David Sucesso disse...

boas pessoal... não se preocupem eu estou a gravar a partir da RTP memoria... tenho 24 anos e foi das series que mais me marcou na infancia...

tambem ando a procura de uns episodios da marina marina de 1993 ;/

adorava quem me conseguisse arranjar... so tenho alguns em VHS que por acaso sobreviveram na boa estes 20 anos no sotao com boa qualidade

se por acaso nunca postar aqui nada digam- me qq cena pelo contacto que fica aqui

David Sucesso disse...

Tenho as duas temporadas completas já a partir da RTP mermoria

Depois passo umas credenciais publicas limitadas para download de serie a partir da minha casa


( tenho um pedido a fazer ao autor do BLOG por favor poste todas as capas com a melhor qualidade possivel para todos os episodios da paraiso filmes ) encontrei algumas no flickr e aparece FHF portanto se puder agradecia... tou a meter cada capa associada ao seu episodio neste momento)

David Sucesso disse...

Paraíso Filmes

1ª Temporada (2ª num proximo post)

https://mega.co.nz/#F!t40DTJQK!Ak1DNz45dLJ2Se2ELuU_-A